terça-feira, 12 de julho de 2011

Campanha “Antibiótico – primeira dose imediata”


 

O objetivo da campanha é orientar os gestores municipais de saúde, e principalmente a sociedade, sobre a necessidade de ministrar a primeira dose de antibiótico nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) logo após a consulta em especial nos casos de crianças com suspeita de pneumonia.
Nelson Arns Neumann vai apresentar os dados sobre o acesso à primeira dose de antibiótico nas unidades de saúde acompanhadas pela Pastoral da Criança no país. Conforme recomendação da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde (desde 2003), uma criança com suspeita de pneumonia, com a indicação médica de antibiótico, deve receber a primeira dose do remédio na própria unidade de saúde.
A primeira dose de antibiótico dada logo após a consulta, ainda na unidade de saúde, poderia evitar uma parte significativa das cerca de 4 mil mortes anuais por infecções respiratórias entre crianças menores de 5 anos no Brasil, registradas no Ministério da Saúde. Segundo dados do governo, as infecções respiratórias causadas por bactérias são a segunda causa de morte de crianças no país.
A campanha, em parceria com o Ministério da Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), e apoio marca o início de uma grande mobilização da sociedade, voluntários e articuladores da Pastoral da Criança junto às secretarias municipais de saúde de todo o país.
Fonte:http: //www.rebidia.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário