segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

EXAME DE SANGUE DETECTA SINDROME DE DOWN




Uma equipe de pesquisadores conseguiu detectar com precisão a síndrome de Down no feto, testanto apenas o sangue da mãe. 
O exame é feito por meio do sequenciamento de genes. 
A análise genética pode eliminar a necessidade de procedimentos invasivos, como a punção de líquido anmiótico, que podem causar risco à gravidez.
A maioria das gestações acompanhadas estava no primeiro trimestre, indicando que é possível implementar o teste mesmo no começo da gravidez. 
O teste procura fragmentos do DNA fetal no sangue da mãe e determina se há o cromossomo 21 triplo, causador da síndrome de Down.

domingo, 2 de janeiro de 2011

Sol na Gravidez protege Bebe contra infecções


Tomar sol durante a gravidez pode ajudar a prevenir infecções respiratórias no bebê. Estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, avaliou 900 crianças e descobriu-se que as que apresentavam baixos níveis de vitamina D no cordão umbilical tem mais chances de desenvolver problemas como chiado no peito entre três meses e cinco anos de idade.
Este resultado indica que gestantes com menores níveis de vitamina D são mais propensas a ter filhos que apresentam chiado no peito, a chamada sibilância. A vitamina é produzida pelo próprio organismo com a exposição ao sol. Grande parte das crianças com deficiência da vitamina era nascida no inverno. No caso, a solução é a suplementação da vitamina D.
Porém é necessário cuidado, não é preciso expor-se de forma exagerada. o ideal é tomar sol até as 11:00 hs da manhã ou no final da tarde, usar protetor para não manchar a pele, basta apenas uma caminhada sob o sol para obter os resultados.