domingo, 23 de maio de 2010

Visita ao posto.

FERRAZ DE VASCONCELOS, 27 DE ABRIL DE 2010
Ofício 001/2010

À Secretaria de Saúde
Ref.
Relatório de visita à UBS Jardim Castelo.

Venho apresentar o relatório de visita à Unidade Básica de Saúde situada à Rua Miguel Dib Jorge, 147 Jardim Castelo, referente ao dia 19 de abril de 2010, a fim de que seja apreciado pela Secretaria da Saúde de Ferraz de Vasconcelos, São Paulo.
Constam do relatório todas as reclamações feitas por mães, moradoras do Jardim Yone, acompanhadas pela Pastoral da Criança e que precisam recorrer ao serviço de saúde no PSF do Jardim Castelo. Reclamações estas, sustentadas pela coordenadora da Pastoral da Criança no bairro, Dona Célia.
Vejamos:
Reclamações:
1. Não agenda-se consulta para a mesma data se as duas crianças forem da mesma mãe.
2. Prioridade para crianças menores de 1(um) ano.
3. Demora de até 1(um) mês e quinze dias para a consulta
4. Demora de 1(um) mês a 45(quarenta e cinco) dias para entrega de resultado de exames.

Verificação:
Diante disso, enquanto moradora do bairro e Articuladora de Saúde da Pastoral da Criança, verifiquei pessoalmente junto às atendentes a veracidade e procedência das reclamações. As informações que obtive com funcionários do PSF, condizem totalmente com as reclamações das mães.

Justificativa:

A justificativa para tal situação é que, diante da falta de pediatra, elas, atendentes, têm que regular a oferta de vaga, que são apenas 5(cinco) por semana. O PSF, destinados aos moradores do Jardim Yone, não tem pediatra já a algum tempo, sendo estes atendidos pelos médicos da UBS, com uma oferta mínima de vagas, como já citado acima. A situação agravou-se ainda mais depois da demissão da Pediatra Dr. Fernanda(UBS), no final de 2009. Até o dia (19/04/2010) em que fiz esta verificação não havia previsão para novos agendamentos, pois a Dr. Ruth está cumprindo aviso prévio.

Proposta:
De acordo com o direito reconhecido pela Constituição Federal artigo 204 inciso II, aproveito a oportunidade deste, para propor a implantação de uma UBS no bairro JardimYone. Com a vinda de uma Unidade Básica de Saúde para o bairro, a comunidade local e as outras vizinhas ao Jardim Yone, teria melhorias significativas na qualidade de vida.

Pois sabemos que a população é pobre financeiramente, e uma mãe que tem quase sempre mais de uma criança, tem que caminhar até o Jardim Castelo à procura de atendimento básico de saúde. Como já vimos ela não vai conseguir marcar consulta para os dois filhos, tendo assim que recorrer ao Hospital Regional Doutor Osires Florindo Coelho ou o Pronto Atendimento Infantil do Parque São Francisco. Situação de sofrimento para quem tem pouco ou quase nada de recurso para pagar condução.
Considerando que um posto de saúde presta atendimento básico no Sistema Único de Saúde(SUS), este deve estar perto de quem precisa e direcionado às necessidade da comunidade.

Conclusão:
A Pastoral da Criança acompanha mensalmente mais de 80(oitenta) crianças no Jardim Yone, preocupando-se não só com a qualidade de vida destas, bem como de toda a família. Conhecemos as necessidades da comunidade, por isso queremos contribuir para trazer qualidade de vida aos moradores, e a vinda de uma UBS, seria fundamental para que isso ocorra.
Enquanto isto não se concretiza, pedimos que a falta de médicos para o PSF seja solucionado o mais rápido possível, e que os moradores do Jardin Yone tenham os mesmos números de vagas que são disponibilizadas para os usuários da UBS.

Diante do exposto, fico no aguado de uma pronta resposta aos anseios da comunidade.

Por fim, solicito que se houverem divergências ou concordâncias quanto a esta manifestação, que seja formal e escrita.
Cordialmente,

Ferraz de Vasconcelos, São Paulo, 27 de abril de 2010.
Dulciléia da Silva Oliveira
Articuladora de Saúde da Pastoral da Criança
Paróquia Nossa Senhora da Paz

Dulce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário