sábado, 8 de maio de 2010

CUIDADO




A falta de tempo, me tornou ausente, mas lendo uma revista  encontrei um texto muito interessante sobre cuidado, e na véspera do dia das mães nada melhor do que essa palavra para expressar o sentimento materno que torna-se sublime na relação afetiva entre mãe e filho, onde o cuidado expresso pelo amor representa a transformação do caráter transfigurado pela rejeição já desde de o momento da gestação.

Rejeição essa do próprio mundo mecanizado, frio e insensível as necessidades internas humanas, principalmente das crianças;

"...O cuidado significa uma relação amorosa com a realidade. Importa um investimento de zelo, desvelo, solicitude, atenção e proteção para com aquilo que tem valor e interesse para nós.Tudo o que amamos também cuidamos e vice-versa. Pelo fato de sentirmo-nos envolvidos e comprometidos com o que cuidamos, cuidado comporta também preocupação e inquietação.


O cuidado constitui a plataforma real que possibilita as demais dimensões do humano emergirem. Sem ele não guardariam sua característica humana. Martin Heidegger em seu Ser e Tempo dedica alguns dos mais profundos parágrafos a essa visão do cuidado essencial, como a natureza concreta do ser humano no mundo com os outros. Devido à sua essencialidade, dizia Horácio, o poeta romano, o cuidado nos acompanha como uma sombra ao largo de toda a vida. Tudo aquilo que fizermos com cuidado significa uma força contra a entropia, contra o desgaste, pois prolongamos a vida e melhoramos as relações com a realidade.

A crise da cultura mundial reside na falta de cuidado, falta clamorosa no tratamento das crianças e dos idosos dos eco-sistemas, das relações sociais e de nossa própria profundidade. É o cuidado que salvará o amor, a vida e nosso esplendoroso planeta Terra.

Na Carta da Terra, documento elaborado ao longo de 8 anos,  por Prof. Vanderlei Carraro – Regente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário