terça-feira, 17 de novembro de 2009

CRIANÇAS E JOVENS QUE ESCOLHEM A RUA COMO LAR







Para quem anda pelo centro de São Paulo, fica claro que apesar das festividades do governo, a realidade parece ser bem diferente.
O quadro que se forma principalmente no centro da Cidade é o aumento contínuo de crianças andando pelas ruas, roubando, cheirando cola, dormindo nas esquinas, enfrentando sol, chuva e a fome.
Um retrato cruel para aqueles que deveriam ser o futuro do nosso pais! Penso e pergunto então : - Que futuro será esse?
Onde a esperança deixa de brilhar haverá futuro? Um dia desses dei meu lanche a uma delas, enquanto pedi outro , perguntei-lhe ; - Por que estava na rua? perguntei se não tinha família?
Ela me respondeu :
__Tia , não sou só eu, são muitas outras, olha ali, quantos colegas , a maioria fugiu de casa por maus tratos.Pelo menos  aqui na rua a gente não apanha, não é queimado , não fica preso e aqui a gente ainda come, tem sempre alguém que nos alimenta nem que seja uma vez por dia.
Assim como esta criança preferiu morar na rua, muitas outras também, mesmo tomando chuva, correndo da polícia , passando frio, correndo risco de vida acham melhor que estar na casa de seus pais.
Há pouco tempo um Realite Show mostrou essa situação , de forma sensacionalista de uma pessoa que por graça de Deus encontrou um caminho de bem, que descreveu essa realidade para a sociedade de forma clara.
Ali mal vestidas, sujos e carentes de tudo, não enxergam um futuro. A única profissão que aprendem é o exercício da violência, infelizmente tornam-se sobreviventesa especialistas em crimes...
Agora diga-me que culpa tem eles?
O governo órgão que deveria sanar esta triste realizadade conforme dispõe o estabelecido pelo ECA, faz vistas grossas, planejando gastar milhões com costruções para sediar a copa de 2014.
Também conheci uma menina que grávida sem apoio da família e do parceiro foi morar na rua .
Para esquecer seu sofrimento e também matar a fome , caiu no mundo das drogas, indiquei-lhe um local onde poderia encontrar abrigo, orientação e ajuda, no abrigo para mães solteiras.
Espero que ela esteja bem, que tenha ouvido um pouquinho do que lhe falei e que a semente possa brotar em seu coração, para que ela encontre um caminho mais bonito para ela e para seu filho.
Esta é a verdadeira realidade brasileira que precisa ser cuidada e tratada, uma situação que torna-se cada vez mais evidente com o aumento contínuo da violência estampada em todos os noticiários locais e internacionais.
Portanto torna-se cada vez mais nítido o descaso com a prioridade de investimentos no setor social, por parte dos governante à partir do combate ao abandono,exclusão , violência e desigualdades envolvendo crianças, adolescentes e jovens.
Que nos revelam que país é,  ou  será este!? Uma resposta óbivia para o ser que está consciente de que o futuro se faz com o presente, consagrando o Jargão: " As crianças são o Futuro do nosso País!"

Leila Uzzum


Nenhum comentário:

Postar um comentário