quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Audiência Pública


A cada trimestre, a Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos, presta contas à Comissão da Saúde da Câmara Municipal.
No último dia 12 de novembro às 15:00hs realizou-se a prestação de contas desse trimestre(junho, julho e agosto). O Conselho Municipal de Saúde foi convidado, e eu enquanto membro e representante da Pastoral da Criança no Conselho, estive presente.
Como sempre houve muitos questionamentos e cobranças por parte dos vereadores. O Secretário passou praticamente por uma sabatina. Este é o papel do Legislativo Municipal, fiscalizar e cobrar do Executivo.
Chegando ao final da audiência, a assembléia pode se manifestar. Aproveitei a oportunidade, e fiz uma observação aos vereadores. Disse: "Estranho os senhores não se questionarem em relação aos números de óbitos infantis apresentados nesta audiência!! "
Tentei mostrar que há uma confusão entre os números de nascimentos (430), sendo que os partos normais (330)e os partos cesáreos(107) e partos prematuros(20) ultrapassam este número. Considerando que os partos prematuros estão dentro dos partos normais e cesáreos e considerando ainda que ocorreu 5 óbitos, ainda fica sem explicação outros 2 nascimentos.

Pedi também a colaboração dos vereadores para com o trabalho da Pastoral da Criança (estudar as mortes das crianças), pois os números de óbito infantis é um indicador importante de como anda a saúde do município.
Chamei a atenção para a falta do Comitê de Mortalidade Materno-Infantil, pois o mesmo está desarticulado desde o ano passado. Por consequinte, não está ocorrendo as investigações dos óbitos.
Sei que causei certo desconforto para o Secretário Dr. Raul, mas como já venho cobrando isso, pessoalmente dele, e até agora não tive êxito, só aproveitei a oportunidade.
Dito isto, o Presidente da Câmara Juraci Ferreira, pediu que o Secretário Dr. Raul, se comprometesse a passar os números e os dados dos óbitos, atualizados para que eu (Pastoral) possa voltar a estudar as mortes das crianças menores de um ano de idade.

Dulce.

Nenhum comentário:

Postar um comentário