domingo, 31 de outubro de 2010

Controle Social


A reunião ordinária do Conselho de Saúde aconteceu nesta quarta-feira dia 27 de outubro do ano de 2010.

Conforme Lei Federal 8.689/93, a Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos, na pessoa do Secretário Dr. Raul Nicolino Penna, prestou contas referentes ao 3º trimestre de 2010.
Art. 12. O gestor do Sistema Único de Saúde em cada esfera de governo apresentará, trimestralmente, ao conselho de saúde correspondente e em audiência pública nas câmaras de vereadores e nas assembléias legislativas respectivas, para análise e ampla divulgação, relatório detalhado contendo, dentre outros, dados sobre o montante e a fonte de recursos aplicados, as auditorias concluídas ou iniciadas no período, bem como sobre a oferta e produção de serviços na rede assistencial própria, contratada ou conveniada.
Dentre todos os serviços que prestaram contas e esclareceram sobre eventuais dúvidas, vou colocar aqui, apenas os dados relacionados ao meu trabalho, sobretudo aos óbitos infantis.
Vejamos:
Nascidos VIVOS (residentes)...............430
PARTOS NATURAIS.........................330
PARTOS CESÁREOS........................107
PARTOS PREMATUROS ...................20
ÓBITOS em menores de 1 ANO ............5

Número de visitas domiciliares para investigar os óbitos infantis: 10

Questionei o Secretário sobre a aparente confusão em relação aos números de visitas feitas para investigar as mortes.
Se houve apenas 5 (cinco) óbitos infantis, porque foram feitas 10 visitas?
Ele respondeu justificando que: "Estas visitas não são referentes aos óbitos do trimestre e sim, ainda, relacionadas aos óbitos do ano de 2009."
Então por que se colocar dados referentes ao ano passado, se a prestação de contas é deste trimestre?
Minha pergunta ainda está sem resposta.
Cobrei, novamente, a formação do Comitê de Mortalidade Materno/Infantil. Desde o ano passado que o Comitê foi desativado.
Aproveite para agradecer a melhora no atendimento do PSF (Programa de Saúde da Família) do Jardim Castelo. Dr. Raul, informou que até janeiro/fevereiro de 2011, a Secretaria vai contratar os médicos que passaram no concurso para começarem o atendimento exclusivo para os PSFs, inclusive o do Jardim Castelo, que atende as famílias, aqui da comunidade do Jardim Yone.
Já nesta sexta-feira, dia 29/10, aconteceu uma ação da Secretaria de Saúde, no Posto do Santo Antonio.
Saúde Participativa é uma ação realizada nos postos de saúde. O Secretário estará no posto para ouvir a população, saber do que ela precisa e tentar, a partir daí melhorar a qualidade no atendimento, e atender as necessidades que a população entende ser mais importante.
A próxima visita será na UBS do Jardim Castelo.

Dulce
Articuladora de Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário