terça-feira, 12 de abril de 2011

CAUSAS DE MORTE NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA




Informações gerais:A saúde depende de muitos fatores. Muitas vezes, ter conhecimento de que fatores contribuem para os estados de doença ou, como neste artigo, para a morte pode ajudar a evitar situações que podem levar a resultados negativos ou fatais.

Em primeiro lugar, as causas de morte entre os jovens. Com exceção das crianças com menos de um ano de idade, as causas mais freqüente da morte de crianças, adolescentes e jovens adultos são os ACIDENTES. Esta triste estatística é válida para todas as idades até os 44 anos. É possível reduzir esta estatística prestando atenção aos comportamentos de segurança-consciência, melhorando continuamente os ambientes industriais, recreacionais e de transporte de equipamentos e educando cada pessoa a respeito de suas áreas de risco específicas.
Um bom exemplo de uma área específica de risco é o automóvel. A maioria dos estados permite que os adolescentes obtenham a licença de iniciante aos 15 anos de idade e a licença de motorista aos 16. Os adolescentes estão entre os melhores motoristas. Têm reflexos rápidos, visão e audição excelentes (ambos estão no auge durante a adolescência) e são capazes de processar informações rapidamente. O que eles não sabem são as respostas automáticas às situações comuns, experiência e julgamento, aprendidos depois de alguns anos de habilitação. Além disso, os meninos adolescentes freqüentemente apresentam certas características que levam a um maior risco, tais como condução agressiva e sem atenção e a necessidade de se testar. Devido a essas características, os meninos são os mais responsáveis pela alta taxa de mortes a cada cem mil pessoas de sua faixa etária, ao passo que as meninas adolescentes são mortas a uma taxa um pouco mais alta que a média nacional para todas as idades (veja abaixo). O resultado final é que os jovens (especialmente os homens) morrem em acidentes de carros a uma taxa muito mais alta que o público geral.
Nenhum outro grupo se aproxima da alta taxa de mortalidade por acidente de automóveis do que jovens motoristas inexperientes. A taxa levemente elevada entre motoristas com mais de 65 anos de idade representa uma diminuição nas habilidades físicas tais como a audição, visão e velocidade de reflexos e uma maior susceptibilidade à morte por acidentes menos graves.
Sabendo a idade de pico de acidentes de carros fatais, as idades envolvidas e outros fatores permitiram com que as empresas de seguros fizessem recomendações que deveriam reduzir a probabilidade de morte de adolescentes. Veja Segurança em Automóveis e o Motorista Adolescente.
O primeiro ano de vida é uma época perigosa, especialmente o período de recém-nascido. Há quase duas vezes mais mortes no primeiro ano de vida que no total dos próximos 13 anos. A taxa de mortalidade aumenta rapidamente logo após a puberdade, como se pode ver pelo grande número de acidentes fatais, homicídios e suicídios na faixa de 15 a 24 anos de idade. Essas três causas de morte, acidentes, homicídios e suicídios devem ser prevenidos. O fato de que o suicídio e o homicídio estejam entre as três principais causas de morte entre os adolescentes é um comentário social triste.
O que se pode prevenir?
Anomalias congênitas: as anomalias congênitas que não apresentam componentes genéticos ou hereditários, que não são relacionados a drogas, toxinas ou nutrientes, ou à radiação, e que não mostram evidências de serem causadas por influências externas ainda não são previsíveis No entanto, o número de anomalias congênitas que tem como causa uma base genética reconhecida ou que podem ser diagnosticadas dentro dos dois primeiros meses de gestação aumentou imensamente. Essas condições, quando reconhecidas, podem ser prevenidas, tratadas no ambiente intra-uterino e imediatamente após o nascimento, ou, se a anormalidade for tão grave que torna-se evidente que a vida será impossível, pode-se considerar a interrupção da gestação.
A avaliação previsível pode incluir uma tiragem genética dos pais, antecedentes médicos dos pais e histórico de concepção, amostras das vilosidades coriônicasamniocentese e ultra-som fetal.
SIDS (síndrome de morte súbita do bebê): o SIDS é provavelmente um grupo de diferentes condições cujos resultados finais parecem ser semelhantes. As pesquisas feitas na Europa têm demonstrado que deitar as crianças de bruço para dormir reduz enormemente a incidência do SIDS. A Academia Norte americana de Pediatria e os Centros para Controle de Doenças (CDC) recomendam que as crianças sejam colocadas de bruços para dormir. Em muitos anos, as estatísticas devem estar disponíveis, o que demonstrará a eficácia desse simples procedimento.
Prematuridade e o baixo peso ao nascimento: Grande parte da morbidade e da mortalidade dessa condição é resultado de um cuidado pré-natal inadequado ou ausente. A falta de acesso aos cuidados médicos, ignorar a importância de cuidados pré-natais, medo e vergonha podem fazer com que a primeira visita de uma mulher gestante ao médico seja na hora do parto. Muitos programas que são patrocinados pelo governo e pelo Estado tem a intenção de auxiliar esse problema. O plano médico nacional também fará com que os cuidados pré-natais estejam disponíveis a mais pessoas. A educação a respeito da importância dos cuidados pré-natais deve estar acessível a adolescentes sexualmente ativos que enfrentam o risco de gestação. As populações em risco incluem:
  • adolescentes gestantes (especialmente as menores de 16 anos)
  • pessoas socioeconomicamente limitadas
  • populações de áreas urbanas
  • pessoas com educação até o ensino médio
  • a classe média sem plano médico
Os estudos mostram que os cuidados pré-natais adequados e periódicos reduzem o risco para a criança em desenvolvimento. É possível atingir uma melhora notável nessa área.


Câncer: o câncer não é tão fácil de se prevenir. Marcadores genéticos para doenças malignas foram descobertos, tais como o retinoblastoma e certos tipos de câncer de cólon. Uma maior incidência familiar foi demonstrada em outros tipos de malignidade, como o câncer de mama, câncer ovariano, osteossarcomamelanoma maligno. Estas descobertas possibilitaram acompanhar populações em risco, mas ainda não reduziram as fatalidades do câncer. Descobertas contínuas e mapeamentos genéticos relacionados ao câncer de cólon,melanoma, câncer de mama e outras doenças geneticamente influenciadas estão melhorando rapidamente as perspectivas tanto de medidas preventivas como de curas em um futuro relativamente próximo.


Suicídio: a taxa geral de suicídio permaneceu estável durante os últimos dez anos. Em todas as faixas etárias, os suicídios de mulheres diminuíram ou permaneceram estáveis. Os aumentos dos últimos dez anos são evidentes em alguns grupos raciais e faixas etárias.
A prevenção do suicídio requer um maior reconhecimento de estresses psicológicos crescentes, depressão e idéias suicidas existentes entre os adolescentes. (Veja Comportamento suicida na seção de doenças de HouseCall). Tensões ambientais e mudança de estrutura social nos Estados Unidos causaram um aumento de estresse, expectativas e fracassos pelos adolescentes. Essas mudanças sociais ocorreram gradualmente e só podem ser revertidas gradualmente. Até que essas mudanças ocorram, somente o reconhecimento de problemas crescentes e a manutenção de uma comunicação aberta entre os adolescentes problemáticos e os pais ou pessoa de confiança terá impacto sobre a taxa crescente de adolescentes suicidas.


Homicídios: esta é uma das causas mais preocupantes de morte entre crianças e adolescentes. É uma causa totalmente previsível, mas continua a crescer dramaticamente entre os jovens ao ponto de ter aumentado a taxa de homicídio geral nos Estados Unidos. É desconcertante ver que entre os anos de 1980 e 1991, os homicídios caíram em todas as faixas etárias, de 24 para cima (homens asiáticos de idade entre 25-44 permaneceram constantes), mas que, na categoria de 15-24, em quase todas as raças, houve um aumento na taxa de homicídios.
Os homens entre as idades de 15 e 24 anos estão sendo assassinados com uma freqüência cada vez maior. Os sociólogos acham que o aumento de gangues, homicídios adolescentes, gestação na adolescência, abandono de escola e outros problemas são uma reflexão da rápida mudança no clima social, desintegração da estrutura da família, despersonalização do indivíduo e a estratificação crescente da classe. É um assunto complexo que não tem uma resposta simples mas é óbvio que enquanto a população adulta está se distanciando da morte violenta, a juventude não. A prevenção exigirá a compreensão das causas e a vontade por parte do público de mudá-las.


Acidentes: os acidentes são, em grande parte, a causa principal de morte entre as crianças e adolescentes. Os automóveis são os maiores causadores dessas mortes acidentais. Outras fontes incluem afogamento, fogo, quedas e envenenamento. A segurança tem sido uma preocupação constante do governo federal (códigos de construção, departamentos de saúde estatais, departamentos de bombeiros, Departamento de Regulamento de Segurança e programas escolares de segurança para crianças), da indústria privada e de uma crescente atenção dos pais em casa. Embora haja bons programas, as mortes acidentais continuam a ser a causa principal de morte nessa faixa etária. Nenhuma quantidade de educação ou regulamento eliminará totalmente as mortes acidentais, mas todo pouco ajuda.
Deve-se ter uma atenção especial com os automóveis. Na faixa de 15 a 24 anos de idade, os acidentes de carro constituem um terço de todas as mortes nesse grupo a cada ano. Esta é uma das causas de morte que pode ser corrigida.
          FONTE:http://adam.sertaoggi.com.br/encyclopedia/ency/article/001915.htm /  EM 12/04/2011


                                                             producido en alianza con: adam.com y drtango.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário